Atualmente, a toxina botulínica (TB) ou, como as pessoas conhecem devido à relação com um dos nomes comerciais, Botox, se tornou um dos métodos mais consagrados para tratamento de rugas.

Utilizada por dermatologistas no mundo todo, ela é uma das terapias não-cirúrgicas para tratamento das rugas mais eficazes e seguras.

Pode ser usada também para tratamento de hiperidrose localizada ou sudorese excessiva. Mas a grande procura, sem dúvida, está associada à sua eficácia no tratamento estético de rugas. Essencialmente, a TB é usada para tratamento das rugas provocadas pela contração da musculatura de determinadas áreas da face e não para tratamento de todas as causas do processo de envelhecimento cutâneo.

Mecanismo de Ação

A toxina age na região entre o nervo que estimula e o músculo que contrai. Ele está logo abaixo da pele e ao longo dos anos sua ação provoca a formação das rugas de expressão ou linhas hiperdinâmica.

Essa neurotoxina bloqueia a contração do músculo provocando, consequentemente, seu relaxamento. Não contraindo, interrompemos o aparecimento das rugas.

Efeitos e segurança

Os efeitos do botox já são observados de dois a cinco dias e seu efeito máximo em 15 dias. Por isso o retorno do paciente no consultório, para eventuais retoques, deve respeitar esse período. A duração varia de quatro a seis meses podendo, assim, ser realizada uma nova aplicação.

Essa neurotoxina é muito segura. Sua ação ocorre exclusivamente no músculo facial aplicado. A dose aplicada em um paciente geralmente não passa de 100 UI. Estimas-se que a dose letal para uma pessoa de 70 kg, varia de 2500 a 3000 UI. Portanto, a margem de segurança é muito grande.

Onde é aplicado

Rugas frontais, glabelares, periorais (rugas dos fumantes) e pés-de-galinha.

Outra aplicação da toxina botulínica na dermatologia é no tratamento de hiperidrose localizada. Geralmente ocorre em áreas como mãos, pés e axilas. Ela é uma alternativa segura e eficaz para quem não quer passar por uma intervenção cirúrgica para resolver o problema. O início do efeito ocorre de dois a quatro dias e a duração pode variar de três a seis meses.

 Idade e contraindicações

Não há uma idade precisa para início do uso da TB, à medida que ela é usa também na prevenção do aparecimento das linhas hiperdinâmicas da mímica facial. Mas devemos lembra que existem algumas contraindicações: gestação, aleitamento, hipersensibilidade a constituintes do medicamento e uso concomitante com alguns antibióticos.

CONHEÇA MAIS SOBRE OUTROS TRATAMENTOS PARA  RUGAS. ACESSE:  http://medderm.com.br/site/service/radiofrequencia/

 

 

CompartilheTweet about this on Twitter0Share on Facebook0